CENTROS TECNOLÓGICOS ESPECIALIZADOS – Investimento RE-C06.i01: Modernização da Oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.
A Componente 6, Qualificações e Competências (C6) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fixa como objetivo estratégico aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, para combater desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego (em situações de crise económica como a provocada pela pandemia Covid-19), sobretudo dos jovens e adultos, reforçando-se as medidas que têm vindo a ser executada nos últimos 20 anos para desenvolver um sistema consistente de ensino e formação profissional e aumentar as taxas de qualificação.
A criação dos Centros Tecnológicos Especializados (CTE), decorrerá entre até 2025 de acordo com a distribuição anual e territorial prevista, estando previstos 396 CTEs em estabelecimentos de ensino públicos com oferta de cursos profissionais e em escolas profissionais públicas ou privadas. Este investimento envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e a aquisição de recursos educativos tecnológicos (equipamento).
A EPHTL concorreu na 2ª fase de candidaturas a 2 CTE na área industrial, tendo ambos sido aprovados com montantes de investimento provenientes do PRR, correspondentes a aproximadamente 1,6 Milhões de Euros em Lisboa e 1,3 Milhões de Euros no Polo da Póvoa de Santa Iria.
Cumulativamente, a EPHTL concorreu ainda na 3º e última fase de candidaturas a mais 2 CTE, tendo novamente sido aprovadas as suas candidaturas, (estando ainda na fase preliminar de proposta de decisão), correspondendo os investimentos com montantes provenientes do PRR de, aproximadamente 1,4
Milhões de euros para o CTE Digital no Polo da Póvoa de Santa Iria e 1,1 Milhões de euros no CTE Informático na Sede em Lisboa.
Perante a oportunidade, a Direção da EPHTL, estabeleceu paralelamente um plano de investimento, que visa capacitar as infraestruturas atuais, para maximizar a interdisciplinaridade dos CTE´s e as oportunidades formativas. Através de recurso a financiamento externo, a EPHTL irá simultaneamente suportar um investimento de aproximadamente 1,7 Milhões de Euros, distribuídos entre a Sede em Lisboa e o Polo da Póvoa de Santa Iria.
Estima-se a conclusão da implementação dos 4 CTEs em dezembro de 2025.