Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus+ SGQ/EQAVET Contactos

"A Matemática vai à Cozinha" | EPHTL Póvoa de Santa Iria

Empregador 10 jul 2024
Oferta Notícia

No dia 10 de julho, a EPHTL Póvoa de Santa Iria promoveu o inovador projeto "A Matemática vai à Cozinha". Esta iniciativa visou integrar conceitos teóricos de matemática às disciplinas técnicas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, proporcionando uma experiência prática e interdisciplinar aos alunos. Participaram no projeto as turmas do 10º e 11º ano, que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula em atividades culinárias reais.

Durante o projeto, os alunos realizaram diversas atividades que demonstraram a importância da matemática no dia a dia das profissões de cozinha e restauração. Foram abordados temas como a proporcionalidade, a conversão de unidades de medida, o cálculo de custos e a otimização de receitas.

A atividade foi dividida em sessões práticas nas cozinhas e laboratórios de pastelaria da escola, onde os alunos, guiados pelos seus professores, prepararam pratos e sobremesas utilizando fórmulas matemáticas para garantir precisão nas medidas e consistência nos resultados.

Além das atividades práticas, houve também sessões teóricas onde foram discutidos conceitos matemáticos específicos e suas aplicações na cozinha e no bar. Os professores de matemática colaboraram estreitamente com os professores das disciplinas técnicas para elaborar um programa que fosse tanto educativo quanto envolvente.